quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Ambiente adequado

Adaptar os ambientes, como as residências , os locais de trabalho, os hospitais, clinicas e consultórios, o comércio, as áreas de lazer e os outros locais visitados regularmente, significa permitir ,alem do direito de ir e vir e da garantia de igualdade, uma concepção moderna de abordar o tema deficiência, que é a tendência atual.
.
A adaptação correta dos ambientes internos e dos espaços mínimos necessários utilizados nas edificações ,bem como , a reforma e adaptação dos móveis e equipamentos mais utilizados pelo usuário, adquirindo ao máximo a sua independência é definida como condição ideal padrão, recomendada pela norma .
.
A adequação dos ambientes nos locais definidos como equipamento urbano, e neles se incluem os bens públicos e privados de utilidade publica, que são os clubes, as escolas, hospitais, ginásios, praças, parques, estacionamentos, calçadas, etc. , deve atender as diferentes formas de deficiência (ambulatória, visual ou auditiva), permanentes ou temporárias.
.
Os ambientes devem ser adequados a abrangência da deficiência ambulatória ,que pode ser total ,com o uso de cadeira de rodas ,ou parcial, pessoas com dificuldade de locomoção ,com uso ou não de próteses e aparelhos ortopédicos, permanentes ou temporários, como gestantes, idosos e outros.
.
Em nosso conceito , simples e objetivo, definimos o ambiente mais adequado e apropriado como sendo "aquele que proporciona ao mesmo tempo um espaço, com um mínimo de liberdade e privacidade."
.
.

Nenhum comentário: