segunda-feira, 6 de abril de 2009

Barras de apoio e acessibilidade

Algumas pessoas conscientes sabe que, não é possível introduzir a acessibilidade direta no produto-padrão, por não ser prático, por tornar o produto desajeitado, por encarecê-lo demais ou até porque algumas alternativas são incompatíveis.
Nesses casos, pode ser mais interessante fazer com que essas alternativas estejam disponíveis como opções-padrão, ou acessórios com um custo extra, e que passam a ser item de pedido especial para a fábrica. É importante que sejam listadas e descritas em um manual.


Por exemplo, os botões do aparelho de um ar condicionado, na forma em que se apresentam, são difíceis de serem discerníveis pelo tato. Portanto, o manuseio desse aparelho pode ser um problema para uma pessoa com dificuldade visual, O ideal seria que o painel de controles contivesse a opção de ser com botões com relevo, ou algum tipo de identificação tátil, disponível mediante solicitação.
A importância de adequar os espaços a todas as pessoas vem sendo gradativamente absorvida pelos responsáveis por criar os espaços, objetos ou produtos.
Esse conjunto de ações faz parte de um processo, que é visto como um caminho sem volta. Espera-se que este texto possa contribuir para agilizar esta trajetória.

Nenhum comentário: